Sábado, 24 de Março de 2012

 

 

Este fim-de-semana prevê-se de bastante animação cultural em São Vicente; começando pelo centro histórico da cidade do Mindelo (Morada) e estendendo-se aos bairros periféricos (as denominadas fraldas da cidade.

 

Desde logo, a movimentação que é apanágio da urbe ganha, neste mês de Março, motivos adicionais de celebração – por ser o mês da Mulher, do Teatro e por durante estes 31 dias se celebrar também importantes datas no calendário quais seja o dia do livro e da árvore, a 23 passado.

Movidos pelo espírito de homenagens à mulher cabo-verdiana, os agentes culturais, líderes associativos e lideranças locais, com apoios da Autarquia, de departamentos do Estado (lê-se do poder central) e de privados abraçaram um programa que vá da música, ao teatro passando por conferências e palestras.

Da programação  terra-activa.blogs.sapo.cv pode aperceber-se da diversidade dos eventos: a Academia de Música Jotamont (em Monte Sossego) recebe uma Gala de Vozes Femininas. “São doze 12 interpretes a dar voz à  composições que enobrecem as cabo-verdiana”. Este tributo é, nas palavras de Alcino Moreno, porta-voz da iniciativa uma forma,  igualmente, de se reunir em um só palco artistas que, pese embora vivam na mesma ilha, sejam raras as vezes em que se encontram em palco.

Já na Morada, o folheto comemorativo desta data (27 de Março) faz-se de teatro e de música. A Companhia de Teatro do Centro Cultural Português tem em cena “Bodas de Sangue”, desde sexta-feira, 23. A juntar-se ao teatro estão programados concertos e/ou espectáculos musicais em vários pontos da cidade com artistas locais  e vindos de outras ilhas.

Em termos de sociedade civil  - cidadania participativa – na zona de Campinho, a Associação Novos Amigos promove animação cultural numa parceria com várias instituições entre as quais o GAV – Gabinete de Apoio às Vitimas de Violência Baseada no Género, o Atelier Mar,  entre outras. Actividades propostas e realizadas pelos alunos do Curso de Gestão Cultural do M-EIA, Escola de Artes e Design do Mindelo, são parte integrante do evento.

Um rol de actividades a celebrar um fim-de-semana prenhe de oferta cultural em celebração ao Dia das Crioulas de Cabo Verde, cujo ponto alto da programação é já dia 27, terça-feira. 



publicado por Elisângelo Ramos às 14:44
A Gala 'vozes Femininas' foi uma boa iniciativa. Pena que a Electra resolveu pregar uma partida. Apagão geral.
Carmo a 25 de Março de 2012 às 15:14

JORNALISMO CULTURAL
Elisângelo Ramos
Pesquisar
 
Comentários Recentes
Olá :)Este post está em destaque Na Rede na homepa...
A Gala 'vozes Femininas' foi uma boa iniciativa. ...
Meu caro,Cabe-nos apurar os factos. Prometemos ir ...
Posts mais comentados
Favoritos
Patrocinador/Mecenas

Arquivos
blogs SAPO